terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Entenda o que aconteceu em 1987


Em 87 a CBF enfrentava uma crise financeira, o que levou a decisão do presidente de não fazer campeonato brasileiro naquele ano, a CBF não tinha condições financeiras de bancar as necessidades dos clubes participantes.
Em função disso, os grandes clubes do Brasil juntaram-se e formaram o Clube dos 13, e esse C-13 resolveu fazer a COPA UNIÃO, a competição reunia os 13 clubes integrantes do C-13 e mais 3 convidados.
Quando estava tudo pronto e acertado para a realização da Copa União, a CBF se deu conta da “Burrada” que estava fazendo e juntamente com a SBT decidiram fazer o “campeonato brasileiro de 1987” com os 16 times que não estavam participando da Copa União, (os excluídos) já que a Rede Globo estava com o C-13 transmitindo a Copa União. Chamaram a Copa União de Módulo verde e o grupo criado pela CBF de Módulo amarelo.A proposta da CBF era que houvesse um cruzamento entre campeão e vice do Módulo verde com campeão e vice do Módulo amarelo, mas o C-13 em momento algum aceitou essa colocação da CBF.  
O Módulo Verde foi decidido entre Flamengo e Internacional, o Flamengo ganhou o confronto e se consagrou no Brasil inteiro como campeão brasileiro de 1987. O Módulo amarelo foi decidido entre Guarani e Sport, O jogo foi na Ilha do retiro e quando a decisão por pênaltis já estava 11 à 11 os presidentes dos dois clubes resolveram que os dois eram campeões e que iam dividir a taça, (Bizarro não?! ..faltou seriedade na CBF, mas pulemos essa parte). E aí veio a CBF com aquela história de cruzamento entre os quatro pra decidir o campeão brasileiro e também os representantes do país na Libertadores, Inter e Fla se recusaram a competir, para os times e para o C-13 e para o Brasil, os dois já eram Campeão e vice de 87. Com a não-realização desses jogos as Semi-finais teriam sido vencidas por W.O (competição que só existiu para o módulo amarelo) e na final entre Guarani e Sport tendo o Sport ganhado do guarani, seria então o Campeão brasileiro, sendo também os dois os representantes do Brasil na Libertadores em 88. 
“Aceitem a burrada e Dividam o título”.

Um comentário: