quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Acontece nesse final de semana



Em véspera de carnaval, o último final de semana do mês de fevereiro terá a abertura oficial do calendário esportivo eqüestre acriano.
Nos dias 26 e 27 deste mês, acontece o 1° Team Penning Festival de 2011, a partir das 14hs no Rancho Monjolo (Rodovia AC-40, Km 11, lado esquerdo no sentido Rio Branco / Senador Guiomard)
Na mesma oportunidade será realizada a já famosa e consagrada no estado Acre, prova dos três tambores, a premiação das duas modalidades somará mais de R$ 25 mil.
Formado por habilidade, trabalho em equipe, amor e respeito aos animais, o Team Penning, apesar de não ser uma competição tipicamente brasileira, tem crescido de forma acelerada no país, a modalidade de esporte está cada vez mais conhecida e tem ganhado a apreciação de muitos. Tendo início nos ranchos americanos, onde era preciso agregar num mesmo curral animais que seriam marcados, vacinados, transportados e etc, o Team Penning se tornou hoje, uma animada competição de ritmo acelerado e excitante.
Na competição, cada equipe formada de três montadores, tem de identificar no rebanho, três animais que contenham o mesmo número sorteado pelo juiz da prova e em seguida guiá-los até uma área (curral) reservada do lado oposto da arena, tudo isso usando um tempo determinado pela equipe organizadora da prova, que varia de 60 à 90 segundos. Esse tempo começa a ser contado quando o focinho do primeiro cavalo cruza a linha de partida, o cronometro para quando o gado estiver dentro do curral.
No Brasil, a modalidade é conhecida como a prova da família, devido ao grande número de trios competidores compostos por membros da mesma família. Uma das particularidades do esporte é que não há categorias por idade e sexo, os competidores formam grupos de três pessoas e entram na arena, bastam estar divididos em grupos de três, homens, mulheres e crianças, Tudo Misturado! Não importa se o competidor é novo ou velho, veterano ou inexperiente, aqui o que vale mesmo é ter os olhos atentos, espírito de equipe e muita agilidade para guiar o cavalo e conseguir cumprir a tarefa. A raça do cavalo também não é tão importante, o ideal é ter um animal treinado e ágil. Porem, os cavalos mais usados são os Paint Horse e Quarto de Milha, pela sua docilidade e facilidade no manejo do gado.
Quem quiser fazer um programa diferente e conhecer um esporte novo, Nos dias 26 e 27 de fevereiro a partir das 14 hrs, no Rancho Monjolo, 1º Team Penning Festival 2011.

Leandrius Muniz
Diretor de Eventos da AAEE – Associação Acriana de Esportes Equestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário